Início TECNOLOGIA Harmony OS: novo sistema operativo anunciado pela Huawei quer ser alternativa ao...

Harmony OS: novo sistema operativo anunciado pela Huawei quer ser alternativa ao Android

COMPARTILHE

A Huawei anunciou na passada sexta feira, dia 9 de Agosto, o lançamento do HarmonyOS, um sistema operativo de código aberto que pretende constituir-se como alternativa ao Android (Google) e talvez mesmo, a prazo, ao Windows.

O anúncio foi feito por Richard YU, da Huawei, na HDC 2019, a conferência de programadores da empresa, que pela primeira vez foi aberta à imprensa internacional. O responsável da Huawei confirmou ainda que o projecto começou a ser desenvolvido há dois anos mas foi acelerado por causa da guerra comercial existente entre a China e os EUA.

Embora, para já, a parceria com a Google se vá manter, a Huawei garante que em apenas dois dias consegue fazer a transição suave de todos os aparelhos para o novo Harmony e abandonar o Android, se fôr necessário. Mas também ficou claro que a Huawei poderá vir a fazer esta mudança a qualquer altura pois acredita que o seu sistema é mais rápido, tem menos latência e é mais seguro do que o sistema da Google.

O dado mais significativo, porém, é que o HarmonyOS tem a ambição de ser “o sistema operativo do futuro”. Dando como exemplo a Apple – que tem sistemas diferentes para computador (MacOS), telefone (iOS), televisão (tvOS) e, agora, tablet (iPadOS) – a ideia do HarmonyOS, de acordo com Richard Yu, é que possa permitir que vários aparelhos tenham capacidades partilhadas: “Podem servir como periféricos uns dos outros, ou seja, de um smartwatch podemos usar a câmara de um telefone ou controlar o televisor da casa, por exemplo”.

Para além disso, com o HarmonyOS, a Huawei quer poder entrar também em computadores, já em 2020, competindo eventualmente com o Windows, e atacar a nova área da “Internet das Coisas” (Internet of Things) ligando todo o tipo de aparelhos domésticos e servindo de base a projectos de veículos autónomos (de referir que a Huawei já está neste momento a trabalhar num projecto com a Audi, o fabricante automóvel).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here