Frelimo e Nyusi vencem eleições em Sofala

0

O partido Frelimo e o seu candidato às presidenciais, Filipe Nyusi, venceram as eleições do passado dia 15, na província de Sofala, onde foram votar pouco mais de metade dos eleitores inscritos, de acordo com os resultados divulgados ontem na cidade da Beira, pela Comissão Provincial de Eleições,

A comissão provincial de eleições de Sofala convocou a imprensa na noite deste sábado para apresentar publicamente os resultados intermédios desta região do país. O evento estava marcado para as 18 horas num dos estabelecimentos hoteleiros da cidade da Beira. Mas até cerca das 20 horas o presidente da Comissão Provincial de Eleições, não tinha chegado no local. A sala onde decorreria a cerimónia da divulgação de resultados estava repleta de membros da Frelimo. Perto das 20 horas e 15 minutos, um quadro sénior da Frelimo pediu aos membros do seu partido que estava trajados a rigor para abandonarem a sala, alegando que a lei não permite tal facto. Inconformados com a situação, abandonaram a sala, mas foram aguardando na parte exterior de forma animada pois tudo indicava uma vitória clara da Frelimo.

Cerca das 21 horas chegou finalmente o presidente da Comissão Provincial de Eleições, que começou por anunciar que em Sofala foram inscritos um milhão e vinte e nove mil eleitores e que destes cerca de  594 mil  que foram votar no passado dia 15.   Vamos aos votos obtidos por cada candidato:

Nas presidenciais, Filipe Nyusi obteve 377 902, correspondente a 67, 78 por cento votos; Ossufo Momade teve 111 925, correspondente a 20,08 por cento; Daviz Simango teve 65 066, correspondente a 11,67 por cento; e Mário Albino somou 2 612, correspondente a 0,47 por cento.

Nas eleições para a eleição de Deputados para Assembleia da República, a acta da CPE indica que a Frelimo ficou em primeiro lugar, a Renamo em segundo e  o MDM ocupa a terceira posição.

Nas eleições provinciais, a Frelimo também ganhou em todos os distritos da província de Sofala, incluindo na cidade da Beira.

As restantes formações políticas que concorreram para as eleições para a Assembleia da República  e Assembleia provincial em Sofala, não obtiveram  votos suficientes para atingir a fasquia de um por cento.

“Camaradas” também vencem em Cabo Delgado

A Comissão Provincial de Eleições de Cabo Delgado divulgou, hoje, os resultados das eleições gerais e provinciais de 15 de Outubro último, onde o partido Frelimo e seu candidatado Filipe Nyusi saíram vencedores.

A Renamo recusou se a assinar o edital de apuramento provincial, por alegada fraude.

Em relação às Assembleias Provinciais, a Frelimo obteve 371 430 votos, contra 17 737 do MDM, 106 281 da Renamo e 3 873 do PAHUMO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here