Início DESPORTO Qualificação Mundial 2022: “Duas seleções fortes” no grupo dos Mambas

Qualificação Mundial 2022: “Duas seleções fortes” no grupo dos Mambas

COMPARTILHE

As seleções da Costa do Marfim, Camarões e Malawi vão fazer parte do Grupo de Moçambique na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol Qatar 2022, segundo l sorteio realizado no Cairo, a capital do Egipto.

Estas selecções fazem parte do Grupo D e os Mambas voltam a cruzar caminho com os Camarões que está no mesmo grupo para a fase de apuramento para o CAN 2021, sendo que a turma camaronesa já está apurada por ser anfitriã da prova africana.

Por: Atílio Huo

A fase qualificação ao Mundial de Futebol Qatar 2022,  que deveria iniciar em Março de 2020, agora foi remarcada para Outubro (primeira jornada), sendo que a segunda jornada terá lugar em Novembro.

Os mambas ganharam direito de estar presente na fase final de qualificação à mais importante competição futebolistica do mundo, após terem afastado a selecção das Maurícias com vitória 0-1, fora, e 2-0, em casa, na fase premilinar.

O seleccionador nacional Luís Gonçalves reagiu ao sorteio da fase de qualificação ao Mundial Qatar 2022, considerando o grupo de Moçambique “difícil”, mas não “impossível” para o objectivo de chegar ao tão almejado Campeonato do Mundo.

Falando aos microfones da STV, Luís Gonçalves disse que o grupo em que Moçambique vai medir forças com os Camarões, Costa do Marfim e Malawi “é bastante difícil, mas não considero naturalmente impossível e vamos fazer tudo por tudo para nos qualificarmos, ser optimistas e dar o nosso melhor para conseguirmos o objectivo”.

O selecionador nacional destacou o facto de a qualificação só começar em Outubro próximo, pelo que “devemos nos focar nos dois jogos de Março que curiosamente teremos como adversário os Camarões que estão no nosso caminho quer para o CAN quer para o Mundial”.

Luis Goncalves garante entrega total da equipa técnica e dos jogadores dos Mambas, afirmando que “continuaremos a fazer o nosso trabalho de forma apaixonada, dedicada e ao mesmo tempo optimista”.

Juntamente com o conjunto moçambicano estarão no sorteio mais 39 países, 13 que transitaram da fase preliminar e 26, que devido a melhor a classificação no “ranking”, ganharam o direito a entrarem só na fase de grupos.

Ao todo serão 40 selecções que irão formar 10 grupos compostos por 4 cada. Transitam a 3ª e última fase apenas os primeiros classificados. Ou seja, são 10 equipas que serão sujeitas a um novo sorteio para disputarem num sistema de eliminatórias a duas mãos o bilhete para o Qatar, cujo Mundial decorre de 21 de Novembro a 18 de Dezembro de 2022.

Sublinhe-se que o continente africano tem direito a 5 vagas.


Veja a seguir os restantes grupos da fase de qualificação:

Grupo A: Argélia, Djibuti, Niger e Borkina Fasso
Grupo B:Tunísia, Guiné Equatorial, Mauritania e Zambia
Grupo C:Libéria, RCA, Cabo Verde e Nigéria
Grupo E:Mali, Rwuanda,Quénia e Uganda
Grupo F:Gabão,Angola, Libia e Egipto
Grupo G:Africa do Sul, Zimbabwe, Ethiopia e Ghana
Grupo H:Senegal;Congo;Namíbia e Togo
Grupo I:Guiné;Guiné-Bissau;Sudão e Marrocos
Grupo J:RDCongo;Bénin;Madagascar e Tanzania

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here