Início POLITICA Fardamento militar encontrado em um campo de futebol em Macomia – Cabo...

Fardamento militar encontrado em um campo de futebol em Macomia – Cabo Delgado

COMPARTILHE

Vinte pares de fardamento militar semelhante ao usado pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) foi encontrado, semana passada, debaixo da bancada do campo
de futebol do distrito de Macomia, norte de Cabo Delgado.

O fardamento, segundo soubemos, foi encontrado por acaso por populares que residem próximo à bancada do principal campo de futebol daquela vila, localizado no bairro Changane.

A descoberta aconteceu na manhã de sábado. A descoberta colocou a população
atónita, e as especulações em torno das
razões por que aquele fardamento estava escondido naquele local não tardaram.

Uma das que mais se ouve localmente é a de que o fardamento pertencia a soldados das FADM, que terão desertado das fileiras governamentais e fugido com a população aquando do ataque terrorista à vila de Macomia, em finais de Maio.

Especulações à parte, o factual é que, depois de encontrar o fardamento, os populares fizeram questão de alertar o quartel das Forças de Defesa e Segurança. Nisto, ainda na manhã de sábado, o uniforme militar foi recolhido por uma brigada para o quartel.

Aquando do ataque de Maio, recorde-se, os terroristas conseguiram ocupar e passear classe ao longo da vila, por pelo menos quatro dias, tendo saído do local sem muita pressão das forças governamentais.

Outras notas de Macomia indicam que, até a manhã de sábado, os insurgentes que, na manhã de quinta-feira, atacaram a aldeia Manica, no posto administrativo de Mucojo, distrito de Macomia, continuavam naquele local.

Terroristas ainda na aldeia Manica

De acordo com fontes na vila sede de Macomia, os insurgentes ainda fizeram reféns seis mulheres, tendo uma delas sido obrigada a abandonar uma criança recém-nascida.

Esta situação condicionou o transporte de pessoas e bens no troço Mucojo/Macomia- sede na sexta-feira e sábado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here