Início SOCIEDADE FMO inicia rastreio de milhões alocados ao combate a Covid-19 em Moçambique

FMO inicia rastreio de milhões alocados ao combate a Covid-19 em Moçambique

COMPARTILHE

O Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO) apresentou ontem uma iniciativa que visa assegurar que os fundos colocados à disposição do Governo para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 são efectivamente aplicados para os fins a que são destinados.

Denominada “Resposta à Covid-19 com Contas Certas”, a iniciativa visa igualmente garantir que haja transparência e prestação de contas e que o dinheiro alocado para a resposta à pandemia chegue aos mais necessitados, no âmbito da protecção social.

O objectivo do FMO é avaliar a coerência da intervenção do Governo no âmbito da estratégia de resposta à Covid-19, incluindo a monitoria dos processos de procurement e o rastreio da despesa pública nas províncias e nos distritos.

O rastreio incluiu a necessidade de averiguar quanto dinheiro foi alocado, e, desse valor, quanto efectivamente foi desembolsado, quais são as empresas que se beneficiaram desse dinheiro, quem são os donos dessas empresas e a qualidade das infra-estruturas e serviços que serão disponibilizadas para a população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here