Início TECNOLOGIA Universidade Católica de Moç. inicia produção de álcool-gel a base de cana-de-acuçar

Universidade Católica de Moç. inicia produção de álcool-gel a base de cana-de-acuçar

COMPARTILHE

A Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Moçambique (UCM) acaba de lançar uma linha de produção de álcool-gel, com base na cana-de-açúcar, na cidade de Chimoio, província de Manica, tudo pensando na retoma segura das aulas presenciais face ao alastramento do novo coronavírus no país.

O reitor da UCM, padre Filipe Sungo, que fez o lançamento da produção do álcool-gel, sábado, na capital provincial de Manica, disse que a iniciativa tem como objectivo preparar as condições para o reinício das aulas, tendo como foco a prevenção da Covid-19.

Filipe Sungo referiu que a universidade que dirige tem tudo feito para que assim quando o ministério de tutela decidir, a instituição possa retornar as aulas presenciais de forma segura.

Explicou que a médio e longo prazos a UCM vai distribuir o álcool-gel as comunidades circunvizinhas daquele estabalecimento do ensino superior por forma a garantir que a
população carenciada tenha meios de protecção contra a pandemia da Covid-19.

Disse que ao exemplo do que aconteceu na cidade da Beira, onde a Universidade Católica de Moçambique, ofereceu máscaras e alguns produtos de higienização básicos para pessoas sem renda, a UCM fará o mesmo com o álcool em todo o país.

“A nossa faculdade, em Manica, conseguiu produzir, numa primeira fase, mais de 70 litros de álcool-gel, tendo como matéria prima a cana-de-açúcar. Esperamos que esta iniciativa continue tendo em vista a reabertura das aulas no país”, sublinhou Sungo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here