Início DESPORTO Mambas regressam aos treinos em Setembro e terão jogos de controlo em...

Mambas regressam aos treinos em Setembro e terão jogos de controlo em Outubro

COMPARTILHE

O seleccionador nacional de futebol, Luis Gonçalves, diz estar satisfeito com relaxamento para regresso aos treinos dos Mambas, mas sublinha que tal só será possível se estiverem criadas as condições sanitárias ideais. Gonçalves está preocupado com Dominguez, capitão dos Mambas que ainda se encontra em Maputo, mesmo depois do futebol sul-africano ter retomado.

Governo autorizou o regresso so aos treinos dos Mambas, que tem jogos marcados para Novembro, nomeadamente a dupla jornada diante dos Camarões, de qualificação ao CAN-2021. Uma decisão do agrado do seleccionador nacional, que ainda assim se mostra cauteloso quanto a esse início.

“É uma informação muito posi tiva e isso mostra que o Governo e a Secretaria de Estado do Desporto estão com a selecção nacional e isso para mim é uma grande satisfação. Ou seja, recebi com satisfação essa notícia que nos permite, se assimo entendermos e tivermos condições para regresso aos treinos, poder mos realizar um estágio de treino ou de observação. Isso é impor tante, porque se se confirmar que teremos o jogo com os Camarões, em Novembro, estaremos melhor preparados”, disse Luís Gonçalves, realçando ainda o facto de os treinos só acontecerem dentro dos parâmetros sanitários de prevenção da COVID-19.

Entretanto, o regresso aos treinos dos Mambas, segundo confirmou o próprio selecionador nacional, será faseado, devendo iniciar apenas com jogadores que actuam internamente. Ou seja, numa primeira fase apenas com jogador que estão em Moçambique e que normalmente participam no Moçambola, ou seja, aqueles que já fazem parte da selecção”, mas também outros referenciados “e que tem sido observados ao longo deste tempo e aproveitaremos este facto para os observarmos melhor no terreno, no treino o seu desempenho e para fazermos a nossa ava liação”.

Ainda assim, Luís Gonçalves espera por uma colaboração dos clubes, de onde são os jogadores que serão convocados, “porque sabemos que os jogadores fazem parte dos clubes e esses clubes devem estar disponíveis para cederem os jogadores”.

Falando no chamado “campo das possibilidades”, tendo em conta que ainda não teve nenhuma co comunicação oficial, Luís Gonçalves espera poder iniciar os treinos já em Setembro, mas também aproveitando a data-FIFA de Outubro, onde espera realizar um ou dois jogos de controlo com seleções com as quais a Federação Moçambica na de Futebol já está em contacto. “Este estágio ou campo de treinos será em Setembro, mas como disse vai carecer de uma avaliação e con formação, porque só vamos fazer este estágio garantindo que o pro tocolo sanitário é cumprido à risca e garantindo que todas condições estão reunidas”, disse o seleccionador nacional.

Aliás, o estágio, segundo Luís Gonçalves, será realizado em Maputo, cumprindo todas as medidas de prevenção, para evitar correr riscos. Esse treino será apenas interno, ou seja, com jogo interno entre jogadores convocados. Mais tarde é que a equipa técnica pensa numa competição “quase” a sério. “Só na data-FIFA, em Outubro, é que poderei contar com todos os jogadores que eu entender e vamos ver se é possível realizar um ou dois jogos nessa altura”, esclareceu o se leccionador nacional sem dizer com quais selecções serão efectuados es ses jogos de controlo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here