Início TECNOLOGIA Estágio profissional: Huawei vai recrutar estudantes moçambicanos anualmente 

Estágio profissional: Huawei vai recrutar estudantes moçambicanos anualmente 

COMPARTILHE

A Huawei vai recrutar anualmente jovens estudantes universitarios de tecnologias de comunicação e informação para participarem dos seus projectos atraves do estágio profissional.

A empresa multinacional, líder mundial no fornecimento de equipamentos e infraestruturas de tecnologias de comunicação e informação, Huawei, e o Instituto Nacional de Emprego (INEP), assinaram na tarde da última sexta-feira, 11 de Setembro de 2020, um memorando de entendimento que visa capacitar os jovens estudantes universitarios de tecnologias de comunicação e informação para o mercado promovendo estagios profissionais anualmente.

A assinatura do memonrando de entendimento foi presidida pelo Presidente do Conselho de Administração da Huawei em Mocambique, Terrens Wu e o Director Geral do INEP, Juvenal Arcanjo Dengo e, foi testemu-
nhada pela Secretária Permanente da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE).
“Esta é uma excelente oportunidade através da qual podemos contribuir mais para o desenvolvimento do país. A geração mais nova é o futuro do país, daí que todos os anos a Huawei irá recrutar estudantes universitários de tecnologias de comunicação e informação para participarem dos nossos
projectos, com vista a adquirirem experiência profissional e torná-los aptos e qualificados para o mercado”, disse Terrens Wuem.

O Presidente do Conselho de Administração da Huawei em Moçambique afirmou ainda em seu discurso que: “Estamos orgulhosos por ver que há estudantes aptos para trabalhar na nossa empresa”. “O memorando de entendimento ora assinado tem dois objectivos: o primeiro que é promover a formação, o reforço das capacidades e desenvolvimentos de competências e aptidões profissionais dos jovens na área de tecnologias de comunicação e informação; o segundo promover estágios pré-profissionais para graduados e finalistas dos cursos de tecnologias de informação e comunicação”, disse a Secretária Permanente da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE).

“O Governo de Moçambique reconhece o poder da formação profissional e dos estágios para reduzir os desajustes entre as competências procuradas e as competências disponíveis, para facilitar a entrada dos jovens no mercado do trabalho. A Secretaria de Estado da Juventude e Emprego como entidade governamental responsável pelo pelouro do emprego, congratula a Huawei por contribuir não só para complementar e aperfeiçoar as competências do saber fazer, saber estar dos jovens como também por facilitar a obtenção de emprego, facto que demonstra o alinhamento da política da Huawei com a agenda de governação que é a de criação de mais postos de trabalho, particularmente para os jovens.

A era digital está a assumir um papel preponderante na dinâmica do mercado de trabalho, deste modo, o investimento nas tecnologias de informação e comunicação deve constituir uma aposta irreversível do Estado, das empresas, das instituições de ensino e dos cidadãos e particularmente dos jovens.

Dada a relevância, comodidade e flexibilidade das tecnologias de informação e comunicação para o sector do emprego no nosso pais, a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, através do INEP desenvolveu um portal de emprego, uma plataforma de emprego virtual gratuito, que liga pessoas e empresas que procuram emprego, e trata-se de um mecanismo virtual de intermediação laboral onde as empresas divulgam as suas ofertas de emprego e estágio e os candidatos acedem a essas oportunidades” disse a Secretária Permanente da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here