Graça Machel vence prémio dedicado ao clima no “African Leadership Magazine”

0

A activista dos direitos humanos Graça Machel foi esta semana anunciada vencedora da edição de 2020 do prémio dedicado ao clima, promovido pela revista African Leadership Magazine, numa disputa com mais outras 10 personalidades do continente.

Na mesma votação e na categoria de Jovem do Ano, destacou-se também o moçambicano Eder Pale, fundador e director-geral da empresa Mozhandlings, que ocupou o segundo lugar.

Os vencedores serão condecorados a 26 de Fevereiro, durante a cerimónia anual do galardão que destaca os feitos de personalidades africanas, que este ano decorrerá em formato virtual.

Como tem sido a tradição, os vencedores foram revelados pelo editor da revista, Ken Giami, na sede do grupo, no Reino Unido.

Segundo Giami, citado no site africanews.com, 2020 foi um ano turbulento devido à pandemia da Covid-19, que tornou ainda mais frágeis os sistemas de saúde do continente.

No entanto, sublinhou que alguns africanos contribuíram para minimizar o impacto da pandemia e ajudaram a inspirar esperança para o futuro, indivíduos estes que, na sua opinião, merecem um elogio especial.

O editor da revista, que criou o galardão, afirmou que os nomeados ajudaram a mudar as narrativas negativas sobre África, contribuindo com determinação para fazer do  continente e do mundo um lugar melhor para todos.

Salientou que este ano, o comité de selecção expandiu as categorias para cobrir outros temas-chavee críticos para as ambições futuras de África, entre os quais, a aposta na juventude, criação de emprego, promoção da paz, democracia, desenvolvimento sustentável e divulgação da imagem do continente a nível global.

A revista African Leadership Magazine, que vai na sua nona edição, é um prémio anual reservado a personalidades africanas que contribuíram para influenciar políticas durante o ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here